07 janeiro 2016

Cuidado Redobrado no Verão


Muito sol, piscina e protetor solar: estes são alguns dos ingredientes mais comuns em um verão com altas temperaturas. Apesar de tudo isso também significar muita diversão, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para os cuidados específicos para os olhos, que, quando seguidos à risca, podem prevenir incômodos e garantir férias mais felizes.

De acordo com o órgão, as alergias oculares e irritações são problemas comuns durante este período do ano, e, de um modo geral, decorrem do excesso de cloro em piscinas, da exposição à luz do sol e aos filtros solares. "O excesso de cloro na água da piscina, além de causar reação alérgica, gera uma grande irritação e vermelhidão na região dos olhos, pois o cloro presente na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. Logo que a pessoa sair da água da mar, piscina ou lago, é importante lavar bem o rosto, principalmente os olhos", explica Stefânia Danca, oftalmologista do Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, na capital paulista.

Ela explica que a melhor maneira de proteger os olhos do sol é usando chapéus e óculos e reforça que, em caso de alergias leves, o tratamento deve ser feito a base de colírio lubrificante ou "lágrima artificial", para lubrificar os olhos. Outros tipos de colírios exigem prescrição médica.

Caso o problema persista, é preciso se afastar do produto que pode ter causado a reação e, na sequencia, procurar um médico que irá orientar sobre os melhores procedimentos.
Comentários
0 Comentários