24 dezembro 2015

Como manter a dieta nas festas de fim de ano?

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora da Categoria #Saúde do Blog



Foto: Reprodução

Fim de ano chegando e ando vendo muita gente no consultório dizendo que vai ganhar tudo o que perdeu nas festas, confraternizações, ceia de natal, ceia de réveillon, viagens e parece quase uma missão impossível manter a dieta nesta época!

Para não meter o pé na jaca, tem que ter muita disciplina e foco, pois você não quer perder tudo o que conquistou até agora, não é mesmo?

Então, seguem algumas dicas para comemorar sem culpa:

- A ceias sempre tem diversas opções, então opte por comidas mais saudáveis. Se você for preparar ou organizar a ceia da sua casa, faça substituições como ricota na salada ou como entradinha com molho pesto ou geleia, leite desnatado nas preparações ao invés do integral, utilizar condimentos naturais como ervas, colocar mais opções de saladas com bastante folhas e verduras, entre outros. Também pode preparar carnes brancas acompanhadas de cereais integrais como arroz integral com lentilha, arroz 12 grãos, entre outros;

-Se você for a uma festa em restaurantes, empresas ou casa de amigos e/ou familiares, evite beliscar salgadinhos e pães de entrada e opte por primeiro comer salada que é rica em fibras e irá te saciar, depois coma o chester ou peru;

- Outra dica importante e simples, mas que vejo muita gente fazendo errado, nada de jejum o dia todo para poder se acabar de comer na Ceia. Se alimente durante o dia de forma leve e saudável e evite ir com fome para as festas;

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas sem valor nutricional algum e calóricas, ou se não conseguir evitar, consuma com moderação, pode ser uma taça de vinho que pelo menos é rico em antioxidantes. Dê preferência aos drinks sem álcool feitos com frutas e sem açúcar, água de coco e suco de limão que tem baixa caloria e é rico em vitamina C.

- Em toda ceia tem nozes e castanhas, e apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo. Podem comer mais sem exageros!

-Se puder negar a sobremesa será ótimo, mas se quiser um docinho é melhor optar por frutas. Pêssegos, uvas, entre outros, complementam a refeição de forma nutritiva.

Enfim, o segredo nas festas de fim de ano é o equilíbrio, não precisa deixar de comer ou deixar de ir para as festas, e sim fazer boas escolhas para não comer de forma exagerada e se arrepender depois. Comam com moderação e aproveitem o que essa época proporciona: boa companhia, bate-papo, alegria e presentinhos também! rsrsrs...

Não poderia deixar de compartilhar com vocês uma ótima sugestão de acompanhamento para o peru ou chester ou lombo, saudável e nutritiva.

Farofa de casca banana:

• 4 cascas de banana
• 3 cenouras raladas
• 1 maço de espinafre cortado bem fininho
• 1/4 xíc. (chá) de azeite extra virgem
• 600 g de farinha de milho
• 2 dentes de alho
• 1 cebola
• Sal rosa, salsinha e cebolinha a gosto

Modo de fazer: Corte as cascas de banana em tiras pequenas e refogue no alho e na cebola (use ou azeite ou óleo de coco). Junte a cenoura e refogue 5 minutos. Coloque o espinafre e mexa até murchar as folhas. Acrescente salsa e cebolinha, farinha de milho, sal rosa e misture bem.

Feliz Natal e Feliz Ano novo para todos!
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários