05 outubro 2015

Dicas da Nutri: Arroz Negro

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora da Categoria #Saúde do Blog


Foto: Reprodução

O arroz é muito utilizado na nossa cozinha diária, pois acompanha quase todo tipo de preparo, sendo muitas vezes o prato principal. São neutros e podem ficar ainda mais saboroso quando o aromatizamos ou incrementamos seu preparo. Apesar de ainda não ser muito popular, o sabor e a cor acastanhada do arroz negro podem ser novidade por aqui, mas já é conhecido na China há milhares de anos.

Em comparação com o arroz branco, o arroz negro apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas, além ser rico em ômega-3, que ajuda aumentar o HDL, “colesterol bom”. Também possui vitamina A complexo B, proteínas, vitamina C e E. O arroz negro ainda é menos calórico que o arroz integral.

Quando ele é consumido regularmente, a ingestão correta de fibras regula o intestino, controla a glicemia, evitando cargas demasiadas de insulina e reduz a taxa de colesterol. Outro benefício é que o arroz negro aumenta a sensação de saciedade, sendo um grande aliado para quem está de dieta. Você ingere menor quantidade de arroz preto do que ingeriria do branco, e se sente igualmente saciado. Ele tem um elevado teor de ferro e menos gordura.

Esse grão é rico em antocianina e antioxidantes, substâncias que garantem a cor escura do alimento, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, ajudando na proteção das artérias e na prevenção de lesões nas células que desencadeiam o câncer.

Você pode consumi-lo de diversas maneiras, seja ele puro cozido temperado apenas com alho e cebola, como também pode utiliza-lo em diversas receitas, preparar risotos, misturar com outros tipos de arroz (arroz integral, arroz vermelho e arroz selvagem) ou leguminosas (grão de bico e lentilha) e com legumes também. Eu gosto muito de preparar ele com cogumelos, aumentando ainda mais o teor proteico da minha refeição, o importante é você usar a criatividade e procurar sempre experimentar novos alimentos saudáveis. Que tal incluí-lo no seu cardápio?

Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários