13 agosto 2015

Conhecendo Paris - Parte 2

Por Junia Franco | Colaboradora da categoria dicas de gastronomia do Blog

Bem-vindos ao segundo post sobre a cidade luz! A partir de agora, vocês conhecerão alguns lugares imperdíveis para se degustar um famoso macarron, ou fazer somente uma paradinha estratégica para conhecer os grandes nomes da confeitaria e gastronomia mundial.
Primeiramente, desvendaremos os complicados “arrondissements” (bairros) da capital francesa. Dessa forma, ficará muito mais fácil procurar os seus restaurantes e confeitarias favoritas. Percebam que o mapa possuí números, que correspondem ao "cep". ( Exemplo; 8 no mapa, 8º arrondissement... se procura um restaurante perto do Arco do Triunfo, veja restaurantes com cep. final "8" (75008).Essa dica servirá para o próximo post também, onde darei dicas de restaurantes na capital francesa.


Clássicos Parisienses:

No cep 75008, localiza-se a Maison Fauchon, referência mundial em luxo gastronômico e confeitaria fina. A Fauchon é basicamente um ícone francês, já que está aberto no mesmo endereço desde o ano de 1886, na Place de la Madeleine, ao lado da famosa igreja. A história conta que em torno de 1950, Auguste Fauchon importa produtos exóticos e inventa a épicerie que vende morangos no Natal, cerejas do Chile e abacates de países tropicais. Mas em meados do século XX, Fauchon representava o luxo sem limites, os únicos endereços onde parisienses se abasteciam em produtos requintados, franceses ou importados.

Na revolta estudantil do final dos anos 1960, os maoistas investiram a loja da Madeleine aos gritos “abaixo Fauchon”, o grande símbolo da burguesia nacional. Dizem que Sartre apoia o movimento estimando que a “existência mesmo do Fauchon é um escândalo”.

Nos anos 1980, Fauchon perdeu sua originalidade. Kiwis e litchis, os parisienses encontram para todos os lados. No início dos anos 2000, Fauchon muda de estratégia e salva a marca, adotando as cores atuais (rosa “Barbie”, ouro e preto esmaltado), os produtos criativos e elegantes e a comunicação agressiva.

Entrada maravilhosa da Maison Fauchon


Bancada expositora dos chocolates finos e macarrons.Eu experimentei os sabores: Caramel, framboise rosé, citron e chocolat amande. (Diga-se de passagem, muito bons!)


A marca tem uma infinidade de produtos de fabricação própria como geleias, éclairs, chás, madeleines, foie gras...
Vale a muito a pena conhecer o restaurante que fica no piso superior da loja da Place de la Madeleine, super charmoso (e luxuoso) com um cardápio extenso e de dar água na boca!



Como eu estava cheia do almoço (admito, meti o pé na jaca!) Fiquei só no café e entrement (e um pedaço do éclair! Tinha que provar o máximo que pudesse né? =x)


Entremet “Caratic! Ai créme caramel, biscuit du cannele e vanille! Além de lindo, é sensacional

Endereço: 30, place de la Madeleine 75008 Paris
www.fauchon.com

Não tão distante dali, mas na rota das confeitarias de luxo, encontramos a Ladurée, da Champs Elysées. A Ladurée ficou conhecida pelos seus macarons e pelo seu universo inspirado em Versailles, dourados, rendas e Madame Pompadour.Graças a essas delicias inventadas por eles em 1862, são reconhecidos em todo o mundo e possuem sedes em Nova York, na Itália, no Japão e Líbano.
Hoje, a marca já produz linha de velas, chaveiros, papel de carta e até maquiagem! Mas e os macarrons? Estes, continuam a ser produzidos na usina da marca, congelados e distribuídos pelas suas inúmeras lojas. Mas em tempos atuais, já não arrancam tantos suspiros dos críticos gastronômicos...mesmo assim vale a visita!!

Entrada luxuosa da marca


Os famosos macarrons na vitrine...Como fui em fevereiro, perto da comemoração do Dia dos Namorados na Europa, as vitrines estavam decoradas a caráter.

A Ladureé possui quatro lojas em Paris, todas com filas enormes para entrar. A da Rue Royale possui um bom restaurante e filas menores como as mais concorridas.

Endereços: 
16 rue Royale 75008 
75 av. Champs Elysées 75008 
21 rue Bonaparte 75006 
Printemps do boulevard Haussmann.
www.laduree.com

Uma das pâtisseries mais concorridas hoje em Paris, chama-se “L´Eclair de Genie”, localizada no Marais
O proprietário e chef Christopher Adam, é dito o “gênio” dos éclairs, como o próprio nome da marca já diz. Ele foi um dos responsáveis pela transformação da Maison Fauchon (citada acima) em uma das especialistas em éclair da França. Anote o endereço e deguste um dos melhores éclairs de Paris.


Tá, a fila é enorme, dado o sucesso do estabelecimento. Principalmente aos finais de semana! Mas vale a pena esperar um pouquinho para ser atendido!

Infinidade de sabores!


Escolhi (depois de várias horas admirando a vitrine) os sabores: Fraise des bois (a direita), Gran cru du mois e Noisette!

A loja também vende vários outros produtos, dentre eles: chocolates finos, pastas de chocolate e caramelos.

Endereço: 14 rue Pavée, 75004 Paris. Aberta de segunda à sexta de 11 até 19h e aos sábados e domingos de 10 até 19.30h.
www.eclairdegenie.com

Até o próximo post! Au revoir,
Bisses, Junia
Comentários
0 Comentários