16 julho 2015

Trendy: Boho ou Gypsy

Por Mariana Assunção | Colaboradora da categoria #Tendências do Blog


Oiiii, gente! E aí, beleza? Lá pra baixo do país está uma maravilha, né?! Fresquinho e tal... Mas aqui em cima está fervendo. Vou contar uma coisa para vocês já que estamos mais íntimos: eu odeio calor, fico mais chata quando sinto calor e reclamo dele o tempo inteiro. Portanto, vocês terão que me engolir (tanto aqui quanto nas minhas redes sociais) hahahahahaha.

Não sei se vocês sabem, mas eu moro em Palmas-TO, e aqui de janeiro à dezembro faz um calor fora do comum - ok! De novembro à abril chove bastante, mas nada que faça menos de 20° -, aí vocês imaginam a minha luta pra comprar um look mais fresquinho sendo que as lojas trazem mais peças para usar no inverno?! Sendo assim, resolvi compartilhar a tendência inspirada no misticismo e no estilo livre dos ciganos, conhecida por boho chic e/ou gypsy, que dá para usar tanto no frio quanto no calor.

Depois de ver várias meninas vestindo a trend por aí, me veio na cabeça que ela deixou muitos preconceitos de lado no que se refere ao mundo da moda em si e a como fazemos uso dessa moda no nosso dia a dia. O boho/gypsy foi e é, ao mesmo tempo, causa e consequência de diversas outras tendências que surgiram em meio a essa necessidade de um resgate aos anos 70 e da busca de uma vida mais relax e com a presença da natureza.

- Dica n° 1: Não tenha medo de misturar estampas e texturas.

À medida que iam conhecendo novos lugares - por causa da característica nômade dos povos ciganos - foram sendo apropriados diferentes materiais, formas e cores às vestimentas de seus integrantes. Assim, o que conhecemos hoje por estilo gypsy mistura estampas (sendo ou não de mesmo tom - as mais conhecidas são as florais, étnicas e o cashmere) e texturas (como transparências, rendas, tricôs e crochês), o que gera um resultado muito rico e interessante.


- Dica n° 2: Ombros, barriga e pernas à mostra? Sim!

Combinado com um toque hippie dos anos 70, o estilo boho/gypsy também prega um estilo de vida mais leve e natural, livre dos pudores existentes na sociedade. Por isso, podemos encontrar muitas peças que deixam partes do corpo à mostra, como ombros, pernas e barriga, mas que, ao mesmo tempo, são larguinhas e/ou fazem combinações com outras mais "comportadinhas". Na segunda foto, por exemplo, a modelo usa um top cropped justinho, mas tem uma saia longa na parte de baixo. É o famoso "sexy sem ser vulgar".



- Dica n° 3: Fuja do óbvio e aposte em tecidos diferentes.

Se tem uma coisa que eu sou a-pai-xo-na-da no estilo é que podemos juntar tecidos + formatos de roupas e resultar em peças que tinham deixado a moda por muito tempo! A camurça, por exemplo, foi febre nos anos 70 e, agora, pode ser encontrada em jaquetas e calças (fica super bem tanto em calças skinny quanto nas modelos flare). Já o veludo também volta, não mais simbolizando apenas o estilo gótico dos anos 80 e 90 (apesar do "gótico suave" estar em alta), mas também dando um toque mais sofisticado em blusinhas, vestidinhos e outros.



- Dica n° 4: Invista nos acessórios

E, por fim, mas não menos importante: muitos, muitos acessórios! Com pedrarias, moedas e metais, é possível misturar colares, hair chain, anéis e pulseiras sem ter medo do exagero! Lenços, cachecóis, chapéus e óculos também entram nessa onda.


ONDE COMPRAR?
Encontrei diversas lojinhas M-A-R-A-S no Instagram (com vendedores super atenciosos) que vendem peças incríveis que compõem o estilo boho. Espero que vocês enlouqueçam e sofram, assim como eu, por querer todas elas hahaha.



1. Short jeans @lacodechita https://instagram.com/p/1yLvcBkHys/ 
2- Acessórios prata com azul turquesa @salvador_acessorios https://instagram.com/p/21ijwLEPrw/ 
3- Kimono de crochê @pontoemponto https://instagram.com/p/0TsPvxtOSn/ 
4- Tênis azulejo @miststoree https://instagram.com/p/1f7FDBAcxd/
5- Mochilas e carteiras florais @via_mia_tx https://instagram.com/p/2EeXjzqv0T/ 
6- Cintos @bl.cintos https://instagram.com/p/t5FsZuAq_9/ 
7- Look @becase_showroom https://instagram.com/p/2bvP7MN_37/ 
8- Acessórios prata com preto @ana_agnol https://instagram.com/p/26rSuBi4tV/ 
10- Óculos Illesteva @oculospatirodrigues https://instagram.com/p/yhrBqLGlZW/ 
11- T-shirt @787shirts https://instagram.com/p/2BVLc1j3V8/ 
12- Regata de franja @euqueero https://instagram.com/p/2y8XjIEM49/ 
13- Look @ckasboutique https://instagram.com/p/24FbqMBOn5/ 
14- Chinelos @sigaasorte https://instagram.com/p/29QzKSC7V-/ 
15- Coturno @via_mia_tx https://instagram.com/p/2GmPGUKv8y/

Até a próxima. Bye!
Comentários
2 Comentários