13 julho 2015

Dicas da Nutri: Grão de Bico

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog na categoria #Sáude


Imagem: Reprodução

Para quem tem o costume de usar feijão todos os dias na dieta, saibam que podem variar com outras leguminosas, o grão-de-bico por exemplo, é uma ótima opção para incluir no seu cardápio. O Grão-de-bico, assim como o feijão, são ricos em fibras dietéticas solúveis e insolúveis, auxilia na redução do colesterol, promove saciedade, previne a constipação, e o seu alto teor de fibras também impede os níveis de açúcar no sangue subirem muito rapidamente após uma refeição, sendo uma escolha ideal para pessoas com diabetes.

Além de proporcionar uma combustão lenta de carboidratos complexos, o grão-de-bico pode aumentar a energia de uma pessoa, ajudando-a reconstituir o seu ferro e ao contrário da carne vermelha (outra fonte deste componente), esta leguminosa tem baixas calorias e praticamente não tem gordura.

O grão-de-bico é uma excelente fonte de minerais, sendo que um deles é o magnésio, que é um cofator essencial em uma série de enzimas importantes na produção de energia celular e de defesa aos radicais livres. Contém também saponinas, um fitoquímico que age como antioxidantes e diminui risco para desenvolver problemas cardiovasculares, protege contra osteoporose e diminui fogachos na menopausa.

Um fato muito importante e que muitos podem não saber, que esta leguminosa é uma magnífica fonte de proteínas que, quando combinadas com cereais integrais (ex: arroz integral), fornece compostos orgânicos elevadíssimos, comparáveis aos dos alimentos à base de carne ou de leite, sendo ótima opção também para os vegetarianos.

Por conter triptofano, ajuda na formação da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a dar uma sensação maior de relaxamento e bem-estar melhorando assim, a qualidade do sono.

Dica: Ele pode ser utilizado em diversos pratos, como no preparo de homus, sopas, saladas, purê de grão de bico. Use sua criatividade e inclua na sua dieta!

Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários