18 maio 2015

Dicas da Nutri | Açúcar: O Vilão!

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora da categoria #Saúde do blog

Foto: Reprodução

Hoje estou aqui para falar dele, que tanta gente ama: o Açúcar! Saiba que um dos motivos do qual você não consegue ficar sem, é que os alimentos açucarados viciam. Ele afeta os mensageiros químicos cerebrais: serotonina (que dá aquela sensação de bem-estar) e a dopamina (recompensa agradável/humor). O efeito pode sim causar um desequilíbrio no cérebro e no corpo, e viciar, podendo levar a compulsão alimentar.

Claro que isso depende muito da quantidade e da frequência com que se come, mas o fato é que o excesso faz mal sim e podem favorecer a hipertensão, o diabetes e os riscos cardíacos. Outro fato importante e que muita gente não sabe, é que não só são os doces que trazem preocupação mas também, batatas fritas, salgadinhos pão branco e pizzas por exemplo, pois o amido contido nesses alimentos pode se transformar rapidamente em açúcar no sangue levando ao mesmo desequilíbrio.

Sabia que consumo de açúcar também pode agravar a crise de enxaqueca? Pois, o quadro de enxaqueca piora porque quando consumimos açúcar, muita insulina é liberada, o que acaba desequilibrando os outros hormônios que afetam o sistema límbico (só para saber, esse sistema é o conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino).

Na maioria dos atendimentos no consultório, as queixas são os quilinhos extras e o maior vilão é o açúcar, seja ele em pães, chocolates, biscoitos...é a primeira coisa que reduzo na dieta ou faço substituições saudáveis para ver um resultado satisfatório. Saiba que quando consumimos açúcar, a glicose, que é uma fonte de energia, fica aumentada no organismo e é armazenada em forma de gordura. O pâncreas, por sua vez, libera insulina, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal.

O problema não só são as gordurinhas acumuladas mas também o que aparecem junto, estrias e celulite! Quando consumimos muito alimentos doces, acontecem ligações cruzadas de colágeno (proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, ele que dá elasticidade e viscosidade à pele) com o açúcar. Essas ligações confusas acabam desestruturando o colágeno. Aí, a pele perde a elasticidade, fica descolorida, inflexível, com rugas, estrias e celulite.

Agora muita gente deve tá desesperado diante de tantos problemas que podem ser desencadeados com o consumo exagerado de açúcar não é mesmo? O ideal seria nós retirarmos completamente o açúcar da nossa dieta (lembrem-se que antigamente nem existiam produtos refinados!) e se consumi-lo, que seja apenas na forma natural como frutas, mel e tubérculos.

Para aqueles que não conseguem, aconselho a ingestão de produtos integrais rico em fibras e a substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo, que pelo menos é mais rico em nutrientes ou por mel ou açúcar orgânico, lembrando que eles têm quantidades de calorias similares, logo, provocam ganho de peso da mesma forma. Por este motivo, devemos consumi-los com moderação!

Não sou a favor de radicalismo, proibir tudo na alimentação, e sim evitar e de vez em quando se dar ao luxo de poder comer uma guloseima. O ideal é manter uma vida saudável não só na alimentação, como também é essencial praticar alguma atividade física, sempre em busca do equilíbrio.

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários