06 abril 2015

A importância de ler os rótulos dos produtos!

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora da categoria #Saúde do Blog

Foto: Reprodução

Resolvi fazer esse post porque vi minha mãe voltando do mercado com vários produtos achando que eram super saudáveis, por exemplo, um mix de castanhas e frutas secas (produto industrializado) e quando fui ler o rótulo vi que tinha conservantes, xarope de milho (concentrado de açúcar!) entre outros. Quando você escolhe um produto, é muito importante entender o quanto ele pode contribuir para uma dieta saudável e equilibrada.

Por exemplo, a grande maioria das pessoas não sabem diferenciar os produtos light dos diet. Produtos Diet são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, como ausência de açúcar (indicado para diabéticos) e ausência de sal (indicado para os hipertensos), já os produtos lights são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, etc., sendo indicados para pessoas que desejam controlar a ingestão de calorias mas nem sempre são as melhores opções, por exemplo, é importante observar que produtos considerados diet podem apresentar mais calorias que produtos tradicionais, pois retiram o açúcar por exemplo, e aumentam a gordura ou o sódio. Sempre informo para meus pacientes sadios evitarem ou consumirem estes produtos com moderação pois muitos podem lotar a geladeira achando que está fazendo uma boa escolha.

Outro exemplo importante seria o da granola que engana muita gente. Não podemos negar que é uma delícia, mas aí você lê o rótulo e vê um monte de conservante, aroma sintético, xaropes e essências! Pois é, por isso a melhor opção seria toda semana você preparar a sua própria granola e saber o que realmente está comendo. Dica: Misture castanha do pará, frutas secas (sem açúcar), um pouco de canela, quinua, amaranto, mel orgânico ou o que você preferir substituir. Misture bem e leve ao forno baixo por uns 50 minutos para ficar crocante!

Também tem os cookies integrais, que tem gente que come até o pacote inteiro achando que se é integral, é saudável e não engorda. Mas saiba que estará ingerindo uma parte de farinha branca, xaropes (contém na maioria dos industrializados), conservantes, sódio alto, gordura de palma... enfim, quando vocês analisam o que estão consumindo, se assustam!

Posso passar horas aqui citando outros produtos, mas a finalidade desse post é de alertar ao consumidor o que ele está comprando, e não se enganar com produtos que dizem ser saudáveis. A melhor escolha sempre será consumir alimento de verdade e evitar os industrializados, sei que nem sempre dá no dia a dia, então, quando comprarem fiquem atentos!


Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri

Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários