09 fevereiro 2015

Dicas da Nutri | Silício: Um mineral poderoso!

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog


Foto: Reprodução

Já ouviram falar do Silício? É um oligoelemento presente no organismo que tem ação regeneradora da pele e remineralizador dos ossos. Pode ser encontrado nos nossos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, tecido conjuntivo, cabelo, ligamentos, pulmões, gânglios linfáticos, músculos, unhas, pele, dentes, tendões e traqueia.

É um elemento chave dos tecidos conjuntivos que, por exemplo na pele, é indispensável à síntese das fibras de colágeno e de elastina, conferindo-lhe elasticidade e flexibilidade. Infelizmente, a quantidade de silício no colágeno da nossa pele diminui com a idade, entre os 25 e 60 anos ocorre uma perda de até 80% de silício nos tecidos mais ricos, como a pele e as artérias, deixando essas estruturas mais finas e frágeis.

Então, não é à toa que este mineral tão importante para o nosso organismo, é considerado um agente antienvelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos, também contribuindo para reforçar as células do sistema imunitário.

A reposição do silício se torna então importante, e tem como principal função desintoxicar e restabelecer as funções vitais do organismo, reequilibrando a comunicação celular, amenizando o prejuízo com a perda natural desse mineral. Pode ser feita por meio de cremes ou em forma de cápsulas ingeridas via oral e ingestão de alguns alimentos. Daí a importância de procurarmos nos alimentar de forma saudável e variada incluindo alimentos benéficos a nossa saúde.

Entre os alimentos de origem vegetal constata-se que as gramíneas (aveia, milho, cevada, arroz e trigo) são muito ricas em silício, mas não é válido para os produtos refinados (arroz branco polido, farinha branca) pois são bastante empobrecidos neste elemento e em minerais de um modo geral. Também pode ser encontrado em cogumelos, na alfafa, brotos de bambu jovem, seiva de bambu, pimentões, pepinos, folhas de cânhamo, cavalinha, manjerona, folhas adultas de capim, rabanete, alface romana e frutas secas, (principalmente as tâmaras).

Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários