26 janeiro 2015

Dicas da Nutri: Gengibre

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog


Foto: Reprodução

Estou de volta com o primeiro post do ano, e nada melhor do que começar falando do poderoso gengibre. Para aqueles que aproveitaram as festas até demais e voltaram com quilinhos extras, leiam com atenção! rsrs...

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol (responsável pelo sabor picante do gengibre), dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.

As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Também é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta.

O gengibre é ótimo para combater enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e é bastante utilizado para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca.

Uma característica importantíssima é que ele é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. Ou seja, o gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%.

Mas também não podemos pensar que só o gengibre será o milagre que todos querem quando se trata de querer emagrecer, e sim, é necessário incluirmos o gengibre no nosso dia a dia a fim de auxiliar e potencializar perda de peso, fazendo uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente.

Uma dica que dou aos meus pacientes é adicionar um pedacinho de gengibre em sucos, sopas e chás.

Segue abaixo a receita de um suco que adoro, rico em antioxidantes e super refrescante!

Suco de 2 limões:
- 7 morangos congelados
- 3 folhas de hortelã
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 250ml de água mineral

Modo de fazer: Bate tudo no liquidificador e está pronto para beber! O importante é consumir ele na hora para aproveitar as propriedades benéficas para nossa saúde.

Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com

Comentários
0 Comentários