15 dezembro 2014

Dicas da Nutri: Hidratação

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog

Foto: Reprodução

O Verão já chegou em Salvador a todo vapor, com isso, aumenta a temperatura do corpo, o que faz eliminarmos o suor com o objetivo de manter a temperatura adequada do organismo. Com o suor perde-se água e também sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.

A água é um alimento essencial para que outros nutrientes exerçam suas funções adequadamente em nosso organismo. A água fornece material às células e protege os tecidos corporais, controla a pressão do corpo, constitui o sangue e regula a temperatura corporal. Em média, possuímos 70% de água no nosso corpo.

Nada de só querer beber água quando estiver com sede, pois a sede já é sinal de desidratação. Se a pessoa não tem uma boa hidratação, pode acarretar em diversos fatores como: intestino preso, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados. É sempre bom observar a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de se tomar água.

A água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui caloria. O suco hidrata também, além de ter vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas e seu consumo em excesso podem levar ao aumento de peso. Os chás ajudam sim na hidratação e quase não tem calorias se for consumido sem açúcar, mas existe o efeito nas ervas, ou seja, não podemos exagerar. Em resumo, podemos sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não podemos esquecer da água, pois temos que consumi-la em maior parte do nosso dia.

Boas opções para sua hidratação (além da água que é a mais importante!): sucos diluídos em água (maracujá, abacaxi, caju, laranja), limonada, sopas (pouco calóricas), e frutas (melancia,melão, abacaxi, morango...). Nada de pensar em se hidratar com refrigerante ou suco artificial, ok? Devido aos aditivos químicos que possui, não devem ser consumidos com frequência.

Para quem ama passar o dia na praia, nada melhor do que se hidratar com a água de coco (isotônico natural) além de hidratar, repõe os sais minerais. Uma dica que dou aos meus pacientes é sempre ter em mãos a sua garrafinha de água, para ficar bebendo ao logo do dia para não ficar esperando a sede chegar!

Receitinha para se refrescar no calor e de quebra ajudar a acelerar o metabolismo.

Água aromatizada:
• 1 litro de água gelada
• 1 limão cortado em rodelas
• 2 raminhos de hortelã
• 1 pedaço pequeno de gengibre
• 4 pedras de gelo

Comece misturando bem e amassando levemente os ingredientes com uma colher. Despeje a água por cima, misture novamente e acrescente as pedras de gelo. Para que o sabor fique mais intenso, deixe descansar em geladeira por alguns minutos.

Gostaram?


Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários