29 dezembro 2014

Dicas da Nutri: Alimentos que Auxiliam o Bronzeado

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog


Foto: Reprodução

Verão chegando e sei que tem muita mulher querendo desfilar aquele bronzeado na praia, não é mesmo? Pois saiba que há uma variedade enorme de alimentos que ajudam a nossa pele a bronzear de forma saudável e uniforme.

Pois é, nada de ficar horas e horas exposta ao sol que sabemos que não é nada saudável, porque além de se arriscar a ter queimaduras, devemos evitar o câncer de pele. Então saiba que podemos optar por uma alimentação rica em betacaroteno e preparar a nossa pele para um bronzeado bonito.

Alimentos ricos em betacaroteno (precursor da vitamina A) auxiliam na produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele). Além disso, são antioxidantes que fazem uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca e assim previnem o envelhecimento da pele pela exposição ao sol.

Onde encontrar esses nutrientes: nos vegetais verde escuros (espinafre, repolho, brócolis, agrião) e fruta alaranjadas como cenoura, abóbora, caqui, manga e mamão. Existem outros nutrientes que agem como antioxidantes também para complementar a ação da vitamina A nessa atividade. São eles, a Vitamina C encontrada na laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju; a vitamina E, encontrada na gema de ovo, sementes de gergelim, castanha, amêndoas e azeite; e os flavonoides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, morango, uva.

Esses alimentos devem ser incluídos na nossa alimentação o ano inteiro de forma bem equilibrada (pois o excesso de betacaroteno pode causar carotenemia, conferindo uma cor alaranjada à pele), mas, como já estamos em Dezembro podemos aumentar um pouco mais o seu consumo para sentir o seu efeito na pele, podendo ser consumidos ao natural, saladas ou em sucos. Consulte sua nutricionista a fim de adequar os alimentos na dieta conforme sua necessidade.

Receita do suco bronzeador:
• 1 copo pequeno de suco de laranja
• 1 folha de couve crua
• 1 cenoura média

Modo de preparo:
Centrifugue a cenoura com a couve e misture ao suco de laranja. Uma boa opção é beber antes de ir à praia.

Não esqueçam que além de uma alimentação equilibrada é muito importante se hidratar ainda mais com esse calor de Salvador. A água além de evitar a desidratação, ajuda a manter os nutrientes ativos nas reações metabólicas garantindo o bronzeamento perfeito. E lembrem-se que é necessário cuidado com a exposição solar, como os horários adequados e tempo de exposição.

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com


Comentários
0 Comentários