04 novembro 2014

Dicas da Nutri: Benefícios da Farinha de Coco

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog

Foto: Reprodução

Já ouviram falar na farinha de coco? É o alimento obtido da casca e da polpa do coco. A principal característica desse alimento é que ele mistura fibras com gorduras, mas saiba que apesar da maior parte da gordura do coco seja saturada (não tão benéfica a nossa saúde), grande percentual dela é composta pelas triglicérides de cadeia média (TCM), que são metabolizadas direto no fígado, se tornando energia mais rapidamente e não se acumulando depois no tecido adiposo. Por isso são muito indicados para atletas ou pessoas que desejam reduzir a gordura corporal.

Outra vantagem nutricional da farinha, que a faz ganhar do óleo de coco, por exemplo, é sua quantidade de fibras, que promovem maior sensação de saciedade e melhoria do trânsito intestinal, ajudando também a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, torna a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, reduzindo a vontade por carboidratos por algum tempo o que ajuda também a perder peso.

As fibras também turbinam a imunidade, pois colocam as bactérias do bem do intestino para trabalharem ajudando a aumentar sua quantidade, com isso, elas protegem a saúde não só desse órgão, como do corpo inteiro.

Outros benefícios que podemos citar é seu baixo índice glicêmico, uma das farinhas com menor índice glicêmico. Também rica em proteínas, possui quantidade maior de proteínas do que a farinha de centeio e trigo. Essa proteína, ainda que vegetal, pode colaborar para uma maior saciedade.

Reduz também risco de diabetes, por haver uma absorção mais lenta da glicose e é ótimo para quem já tem a doença, pois essa redução faz parte do tratamento do diabético ter os níveis de glicose mais equilibrados, o que ajuda na contenção das diversas repercussões do diabetes, como o pré diabético e hipertensão.

Além de tudo, ela não contém glúten, sendo bem indicada para celíacos ou para quem não quer consumir o glúten, substituindo a farinha de trigo ou centeio em algumas preparações como bolo, pães e mistura-la na granola. Inclusive já postei aqui, uma receita de bolo de chocolate com coco em que uso a farinha de coco e fica uma delícia! Que tal testar?

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários