06 outubro 2014

Dicas da Nutri: Ovo: Vilão?

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog


Foto: Reprodução

Antigamente o ovo era considerado um vilão da saúde, mas, ao contrário do que diziam, descobriu-se que apesar de conter colesterol, não é ele quem faz os níveis subirem no nosso sangue. Isto porque o que mais colabora para a elevação das taxas são as gorduras saturadas que ao longo do tempo estimulam a síntese do LDL, o colesterol ruim, e não o colesterol presente nos alimentos. Na verdade, estudos recentes afirmam que o consumo regular de ovos pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos.

Muitos são os benefícios do ovo. Ele é uma fonte rica de proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Ácido fólico, Ferro, Zinco, Proteína, Fósforo, Manganês, Potássio… e muito mais. É um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a Vitamina D (responsável pela saúde óssea). Uma atenção especial também para a presença da colina, que faz parte das Vitaminas do Complexo B, que é necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares, importante para o desenvolvimento cerebral e da memória.

De acordo com um estudo, um ovo por dia pode prevenir degeneração ocular devido ao conteúdo de carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina. Ambos os nutrientes são mais facilmente disponíveis para os nossos órgãos de fonte com os ovos.

O alimento é recomendado também para quem quer emagrecer, pois proporciona saciedade, já que é rico em proteínas que tornam a digestão lenta. Além disso, como este processo digestivo é demorado, há maior gasto energético. Para os marombeiros de plantão, saibam que um ovo contém 6 gramas de proteína de alta qualidade e todos os nove aminoácidos essenciais essencial para o ganho de massa muscular.

Agora, cuidado como esse ovo será consumido, nada de fritar e adicionar recheios calóricos à omelete por exemplo. Você pode variar as formas de comer ovo de uma maneira saudável e saborosa. Dica: Faça ovo mexido com um pouquinho de água em uma panela de cerâmica ou de vidro, pode fazer também omelete no forno (adicione atum ou frango com queijo branco ou cottage) ou no microondas, coma ele cozido ou poche, e para almoço nada como um suflê de legumes ou peixe. Use sua criatividade!

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários