21 outubro 2014

Dicas da Nutri: Benefícios da Batata Doce

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog


Foto: Reprodução

Quando se trata de batata doce, já vem na cabeça musculação não é mesmo? Mas sem dúvida é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação.

Essa preferência é devida em grande parte a seu índice glicêmico, ou seja, a batata doce por ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o pão branco (71) por exemplo. Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia e principalmente substituir pelo pão no nosso café da manhã, pois a batata doce além disso é natural e muito mais saudável.

Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), alto teor de vitamina E, vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e rica em fibras.

Os benefícios da batata doce para a musculação são: fornecer energia para o treino, auxiliar na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue de forma mais lenta. O ideal é consumi-la 1 a 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é de forma cozida e com casca, mas existem várias preparações para incluirmos no nosso dia a dia, como escondidinho de frango com batata doce, bolos, salgados... é só usar a criatividade para não enjoar. Em breve posto uma receitinha, ok?

É necessário cuidado com a preparação devendo se evitar fritar. É importante saber a quantidade de batata doce porque se for consumida em excesso e não se praticar atividade física a batata doce engorda. Consulte o seu nutricionista.

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários