11 setembro 2014

DOR NA A.T.M.: Como tratar e como prevenir!?

Por: Dr. João Batista Silva: CRO:7106 | Mestre e Especialista em Ortodontia


A A.T.M é a abreviação de Articulação Têmporo Mandibular, fica localizado na parte anterior do nosso ouvido e é responsável pela abertura e fechamento da nossa boca! Para o perfeito funcionamento dessa engrenagem é necessário que a nossa oclusão esteja plenamente satisfatória. Quando tem a presença de algum mau posicionamento do dentes, esse mecanismo de fechar e abrir a boca funciona de forma errada faz com que haja um desgaste do menisco que protege essa articulação, fazendo com que aconteça fortes dores nessa região(A.T.M.) que pode se tornar uma dor reflexa e muitas vezes ser confundido com: dor de ouvido; dor de cabeça; dor no pescoço; dor na nuca; dor no ombro; dor na coluna; dentre outros.

Estudos científicos recentes comprovam que o alto nível de estresse, presente na vida moderna do ser humano, eleva em grandes proporções as crises de dores na A.T.M., e esse processo ocorre, na grande maioria das vezes, no período da noite, fazendo com que a pessoa acorde com uma grande fadiga muscular e fortes dores na região da face! 

É muito comum a pessoa buscar ajuda profissional na área de otorrinolarigologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e outros; quando o problema está localizado na sua cavidade bucal!

Dor na A.T.M. pode comprometer seriamente a sua qualidade de vida, fazendo com que você tenha crises diárias e impeça inclusive de você poder saborear uma boa alimentação com uma mastigação satisfatória! E sabemos que uma boa mastigação é fundamental para ter uma vida saudável.

A prevenção é feita pela visita semestral ao seu dentista para avaliar o posicionamento dentário, fale com ele sobre o assunto e peça para ele avaliar se a sua oclusão está satisfatória ou se precisa de alguma correção dentária.

O tratamento é variado, individualizado e de acordo com o diagnóstico de cada pessoa, que pode ser desde o uso da placa miorrelaxante, fisioterapia, medicação e até a necessidade de cirurgia da A.T.M.

Portanto recomendo visita semestral de rotina ao seu dentista. Um grande abraço pra você e um brinde ao belo sorriso!

Ortobahia
www.ortobahia.com.br
Fan page: Ortobahia-Clinicas-Odontologicas
Instgram: @ortobahia
Comentários
0 Comentários