08 setembro 2014

Dicas da Nutri | Receita: Crepe de aveia!

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog

Foto | Instagram: @gabialvareznutri

É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo.

Rica em fibras, a aveia ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina e prolonga o efeito de saciedade. Vale a pena ressaltar que o excesso de insulina também favorece o depósito de gordura corporal. Então, ponto positivo para a aveia!rsrs...

Além de ser um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2 (porque suas fibras diminuem os picos de glicemia) e auxiliar no emagrecimento, melhora o funcionamento do intestino e ajuda a diminuir o colesterol. Na aveia contém também betaglucanas, que proporcionam um extraordinário papel em nosso sistema imune, pois modulam as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios.

E ainda tem mais, rica em vitaminas e minerais antioxidantes, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas células. A Niacina (Vitamina B3) e Tiamina ( Vitamina B1) são fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Contém também Zinco, Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre. Ainda tem o silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que infelizmente começamos a perder a partir dos trinta anos. Ele também fortalece unhas e cabelo.

Podemos comprar aveia na forma de farelo, flocos e farinha e consumir no café da manhã colocando no iogurte, nas frutas ou até preparar várias receitinhas com ela. Segue abaixo uma receita de crepe que fica uma delícia e é super fácil de fazer!

Receita:

Ingredientes:
• Massa
• 2 ovos
• 4 colheres (sopa) de farinha de aveia
• Sal a gosto

Modo de preparo:
• Massa
• Bata tudo no liquidificador e faça os discos em frigideira antiaderente com um fio de azeite.

Montagem:
Monte os crepes com o recheio de sua preferência e dobre ao meio ou formando um triângulo. Lembre-se que você tem que colocar recheio apenas na metade da massa, do contrário não conseguirá dobrar o crepe. Sirva com uma saladinha.

Opções de recheios: atum, queijo branco com tomate, frango, cottage.

Dica: Ótimo para consumir no jantar ou até mesmo substituir o pãozinho de cada dia! Corre já para cozinha!!!

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários