25 agosto 2014

Dicas da Nutri: Tapioca: Vale a pena consumir?

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog


Foto: Revista Donna

A queridinha da vez nas dietas, está ganhando muitos adeptos, que estão incluindo essa delícia no seu dia a dia. Agora, muitas pessoas têm dúvida do que colocar no recheio, ou comem em maior quantidade por achar que pode porque é “light”. Afinal, tapioca engorda? Vale a pena consumir?

Tudo na vida é questão de saber fazer substituições inteligentes. A tapioca é um alimento rico em carboidratos, pobre em fibras e nutrientes, porém livre de glúten e ainda melhor, totalmente natural (sem aqueles aditivos, açúcar invertido, reforçadores...entre outros, que contém nas torradinhas daquelas de pacotinho, ou do próprio pão comprado na padaria). Além disso, duas colheres de sopa de tapioca possuem 70 calorias, ou seja, para quem estar de dieta ou tem alguma restrição a glúten, é uma ótima alternativa! Lógico que não podemos exagerar na espessura (eu gosto de peneirar direto na frigideira para ela sair fininha) da tapioca e também é necessário saber escolher recheios menos engordativos.

Uma dica é substituir o pãozinho de cada dia pela tapioca, você pode fazer recheios tanto doces como salgados como por exemplo: com banana amassada e canela; cottage com geleia de frutas vermelhas; ricota com tomate picadinho e folhas de manjericão; queijo branco com frango desfiado (minha predileta!) e muitas outras opções saudáveis, sempre colocando uma porção de proteína. É possível, ainda, incrementar a massa misturando algumas sementes de chia, quinua e amaranto para adicionar fibras e nutrientes.

Outra dica importante, ela é uma ótima opção para ser consumida como pré-treino, por ser um carboidrato simples, de fácil absorção e de fácil digestão. E mais, pode ser utilizado também no pós-treino, você pode acrescentar uma fonte de proteína, como cottage ou frango desfiado.

Enfim, vale a pena consumir com consciência, mas lembrem-se que o importante de uma alimentação saudável, é sempre variar os tipos de alimentos de forma balanceada, procurando consumir variedade de nutrientes!

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários