28 julho 2014

Dicas da Nutri: Como melhorar os sintomas da TPM!

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog


Foto: Reprodução

Todo mês a mesma coisa, começam os sintomas de mau humor, dor de cabeça, inchaço e irritação, quem odeia isso levanta a mão!rsrs... Pois é, essa ebulição de hormônios é sinal de que está chegando a menstruação e poucas mulheres são abençoadas por não sentir nadinha (ai que inveja!). Hoje vou falar um pouco de alguns alimentos que é preciso evitar e que só fazem aumentar o problema da famosa TPM (Tensão pré menstrual) e também aqueles que irão ajudar a melhorar os sintomas.

Primeiramente uma dica importantíssima, apesar de ficarmos indispostas nessa época, saiba que é essencial manter o exercício físico, pois aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea, além de melhorar o desconforto abdominal. Sendo que, quando fazemos atividade física, há a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Quanto a alimentação, invista em chá de camomila e de maracujá que aliviam as crises nervosas e promovem uma sensação de relaxamento. Aumente a ingestão de alimentos ricos em magnésio (banana, figo e frutos do mar), pois as mulheres com tensão pré-menstrual podem apresentar baixo nível desse mineral.

Manter uma dieta mais rica em cálcio ajuda muito a evitar os sintomas desagradáveis da TPM, isso porque o cálcio diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos, ou seja, o mineral seria capaz de aliviar sintomas como cólicas, dor nas costas e até o nervosismo. Inclua na sua dieta leite e seus derivados, vegetais e folhas verde-escuras, como couve, espinafre e brócolis.

Introduza no seu almoço lentilha, feijões ou grão de- bico, por causa do alto teor de carboidratos complexos e proteínas e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, estabilizando o humor e a ansiedade. Oleaginosas como nozes, amêndoas, pistache e outras sementes são excelentes fontes de proteínas, vitamina B6 e E.

Para aliviar a vontade de comer doce, frutas é a melhor opção, além de regular a função intestinal. Para ajudar quando há retenção de líquidos coma folhas e frutas diuréticas (salsão, alcachofra, folhas em geral e algumas frutas, como a melancia e o abacaxi). Cenoura, pimentão, abóbora e batata-doce ajudam a reduzir a hipoglicemia e a regular o sangramento menstrual intenso, além da acne pré-menstrual.

Passe longe da cafeína (Café, chá-preto e alguns refrigerantes) aumentam a ansiedade. Diminua também o chocolate (isso é super difícil!rsrs), pois ele piora a oscilação do humor e intensifica a compulsão por açúcar. Por falar em açúcar...Cuidado! Ele priva o corpo dos sais minerais e vitaminas do complexo B, provoca fadiga e dores de cabeça.

Evite também o excesso de sal, que favorece a retenção de líquido e o inchaço, e o álcool que pode desencadear dores de cabeça e insônia, ou seja, intensifica os sintomas. Enfim, sempre é bom manter uma dieta equilibrada, além de melhorar a qualidade de vida e auto estima, vai melhorar os sintomas da TPM!

Gostaram das dicas?

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários