07 julho 2014

Celulite: Saiba como combater ou melhorar o aspecto com os alimentos certos!

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog 

O excesso de alimentos gordurosos, com alto índice glicêmico e alto teor de sódio, provoca alterações circulatórias, hormonais, imunológicas e físicas que podem causar a celulite. A celulite é nada mais que uma inflamação nas células de gordura, e infelizmente para nós mulheres elas ficam localizadas especialmente no bumbum e nas pernas, deixando a gente arrasada na hora de ir à praia, não é mesmo?

Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite, mas saiba que a dieta ainda é melhor forma de combater, e é também com ela que podemos melhorar o aspecto daqueles “furinhos” que já estão a mostra. O ideal é consumir alimentos termogênicos e diuréticos para aumentar a queima de calorias e eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

Segue abaixo alguns alimentos que combatem a celulite para inclui-los na sua dieta desde já:


• Chás (verde, centella asiática): Os chás de plantas medicinais são diuréticos e ajudam a eliminar as toxinas do corpo, sendo muito útil no combate à celulite.
• Alimentos ricos em iodo: Esse mineral é a principal fonte de energia da tireoide, glândula que determina a velocidade do metabolismo, por isso é importante manter a tireoide sob controle.Alguns alimentos ricos em iodo seriam: agrião, algas, alho, aspargo, banana, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, morango, pera, repolho, tomate, uva e vagem.
• Azeite de oliva extravirgem: é um anti-inflamatório natural, que diminui o inchaço provocado pela celulite e ao ser consumido melhora o seu aspecto.
• Cereais integrais: arroz integral, arroz sete grãos, linhaça e aveia tem uma quantidade grande de fibras que auxilia na digestão do açúcar, e facilita o funcionamento do intestino e ajudam na sustentação da pele;
• Oleaginosas: castanha, amêndoa, nozes, castanha de caju. A Castanha-do-Pará é rica em selênio, atua como antioxidante e previne o envelhecimento das células;
• Frutas frescas: ajudam a neutralizar as toxinas presentes no organismo. Abuse também de legumes e hortaliças pois ajudam a desintoxicar todo o organismo, facilitando a digestão e proporcionando bem-estar. As Folhas verde escuras melhoram a circulação.

Além de consumir estes alimentos, recomenda-se diminuir a ingestão de sal (shoyo, molho inglês, molhos e temperos industrializados em geral) refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos (ex: biscoitos recheados, fritura, bacon, pizzas e queijos amarelos).

É importante beber bastante água e aumentar a ingestão de fibras para que o aspecto da celulite seja melhorado. Outra dica importante é deixar de lado o sedentarismo e fazer exercícios com regularidade para evitar a retenção de líquidos. Assim há uma melhora da circulação sanguínea especialmente nas áreas mais propensas à celulite, o que ajuda a melhorar a situação.

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
2 Comentários