12 maio 2014

Dicas da Nutri: CRANBERRY: Já provou essa frutinha?

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog



A Cranberry tem sido muito falada ultimamente e mais brasileiros estão conhecendo o poder dessa frutinha que é nativa dos Estados Unidos. Ela é considerada poderosa por uma série de possíveis benefícios, entre eles, os mais comentados são seu efeito antioxidante e o poder de combater infecções urinárias. 

O suco dessa frutinha é ótimo para o fígado, pois ajuda na detoxificação hepática e principalmente no tratamento de infecções do trato urinário, pelo fato de possuir um componente (proantocianidina) que inibe a fixação da bactéria nas paredes da bexiga e da uretra. Porém, os estudos ainda não confirmam sua eficácia e enquanto alguns profissionais recomendam seu uso, outros acham que não é necessário indicá-la. Lembrem-se que a cranberry não é utilizada como medicamento e sim na prevenção de recidivas de infecções do trato urinário, com seu uso diário.

Nela contém vitamina C para reforçar nossa imunidade, fibras, vitamina A e componentes que auxiliam nosso organismo na produção de colágeno. Estudos também apontam que seu efeito antioxidante ajuda na saúde das artérias prevenindo doenças cardiovasculares e melhorando os níveis de colesterol sérico.

Para quem deseja receber os benefícios dessa frutinha deliciosa, 300 mL do suco diário são suficientes. Porém, o consumidor pode encontrar diversas opções no mercado. Além da fruta fresca (mais difícil de encontrar), tem na forma desidratada e esse ingrediente também está presente em sucos prontos (importante ler os rótulos, pois tem sucos que contém muito açúcar e sódio!), extrato ou em cápsulas, entre outras. Eu compro ela na forma desidratada e é uma delícia!

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários