26 maio 2014

Dicas da Nutri: Biomassa de Banana Verde

Por Gabriela Alvares | Nutricionista e Colaboradora do Blog 


Foto: Reprodução

Você já experimentou a biomassa de banana verde? Ou nem sabe o que é? rsrs... Pois depois de ler seus benefícios você irá correndo ao supermercado para comprar a banana verde e fazer a sua biomassa em casa!

A Biomassa é considerada um alimento funcional pois apresenta um teor excelente de amido resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde, por ser digerido apenas no intestino delgado e não se converter em glicose que será liberada na corrente sanguínea. Ainda vai ajudar no emagrecimento e na redução do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia) e equilibra a flora intestinal.

Também é fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular. O creme espesso que forma, ou seja a biomassa, pode ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas. A recomendação é consumir de uma a duas colheres (sopa) da biomassa por dia.

Receitinha:

Ingredientes:
• Cerca de meia panela (de pressão) de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
• 12 bananas verdes (preferir orgânicas)

Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente. Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Coloque a polpa da fruta (retire a casca) para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em um pote de vidro, por até 7 dias na geladeira ou até por 30 dias no congelador.

Quando utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e coloque na geladeira, ou coloque no microondas, em um pote de vidro, por 1 minuto.

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários