28 abril 2014

Dicas da Nutri: O Poder da Castanha do Pará

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog



Hoje vou falar um pouquinho dessa castanha que além de saborosa, é muito nutritiva!

Entre os benefícios da Castanha do Pará que são mais conhecidos, estão o combate ao envelhecimento das células, melhora do sistema imunológico e do funcionamento da Tireoide, desintoxica o organismo de metais pesados e ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) do sangue. Ela é rica em vitaminas A, B, C e E, mas não para por aqui, o poder dessa castanha é o fato dela ser riquíssima em selênio.

Mas qual é a importância desse mineral para nosso organismo? O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes que combatem os radicais livres (estes radicais são responsáveis por danificar células sadias do nosso corpo e é com uma boa alimentação rica em alimentos antioxidantes que vai amenizar e prevenir essa ação). O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade.

A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas de selênio por dia e com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas, sendo que o limite de consumo diário desse mineral é de 400 microgramas. Por este motivo, que incluo a castanha do pará na dieta dos meus pacientes e oriento que não comam mais que duas, para assim, evitar uma toxicidade que pode ocorrer se houver consumo exagerado todos os dias, por isso, siga à risca a recomendação do seu nutricionista.

Que tal incluir essa castanha no seu dia a dia?

Como consumir? É uma excelente opção de lanche e pode ser incluída em cereais matinais, ou outra dica seria usa-la como ingrediente para diversas receitas.

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
1 Comentários