31 março 2014

Dicas da Nutri: Receita de Pasta de Amendoim

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e Colaboradora do Blog



Oi gente! Quem já me acompanha no instagram (@gabialvareznutri) já viu essa receitinha por lá, porém vou falar um pouquinho dos benefícios do amendoim aqui também!

Muitos não sabem a importância que a pasta de amendoim pode adquirir em uma dieta. Seu principal componente para a saúde humana é a gordura insaturada, que atuam diminuindo os níveis de LDL, que é o colesterol “ruim”, e por isso, previnem doenças cardiovasculares.

Contudo ela também é rica em fibras e proteínas que podem fazer o papel de criar um sentimento de saciedade, além de que, uma colherada dessa pasta pode matar a ansiedade de quem é louco por doce (ela já me salvou muitas vezes! rsrs...).

Para os adeptos a musculação, saiba que o amendoim é rico em proteínas, há cerca de 30% nas sementes, o amendoim é uma fonte de vegetais com maior quantidade de proteínas existentes. Pelo fato de possuir alto valor energético e nutricional é ideal para consumir a pasta, apenas em refeições estratégicas como no café da manhã ou pré treino.

Mas atenção, aquelas pastas compradas prontas contém muitos conservantes, açúcar refinado e gorduras não benéficas ao nosso organismo, por isso é mais saudável fazer a sua própria pasta.

Lembrando que é um alimento altamente energético e, é preciso consumi-la com moderação! Consulte sua nutricionista.

Abaixo está a receitinha para você se deliciar!

Ingredientes:
• 200g amendoim sem casca torrado
• E você pode adicionar algumas dessas opções: açúcar demerara, óleo de coco, açúcar mascavo ou stévia em pó.

Modo de preparo:
Bata o amendoim (mais alguma das opções acima, eu uso sempre 4 colheres de sopa de açúcar mascavo porque gosto dela mais docinha, mas a pasta fica ótima sem açúcar também) no processador até virar uma pasta, esse processo demora cerca de 5 a 8 minutos! Primeiro vira uma farofa, e depois o próprio óleo do amendoim faz ela ficar mais úmida e vira uma pasta! Quem quiser fazer no liquidificador, tem que ter um pouco mais de paciência, vai batendo aos pouco e quando começar a engrossar raspe as laterais com uma colher e continue batendo até virar uma pasta, ok?

Dica: Pode consumir a pasta de amendoim colocando um pouco na torrada de pão integral ou fazer um recheio para algum bolinho fitness e consumi-lo no pré treino.

Gostaram da receitinha?

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Comentários
0 Comentários