17 março 2014

Dicas da Nutri | Frutas Vermelha: Inclua na sua Dieta!

Por Gabriela Alvarez | Nutricionista e colaboradora do Blog

Foto: Reprodução

As frutas vermelhas além de saborosas são muito nutritivas! Dentre elas temos amoras, framboesas, groselha, mirtilo, o morango, cranberry, melancia, cereja...

Apresentam compostos bioativos que possuem inúmeras propriedades benéficas associadas ao metabolismo humano, denominados antocianinas (responsável por dar essa coloração vermelha e roxa) e flavonoides. Ambos são responsáveis pelas propriedades antioxidantes, além de atuarem na redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. Estudos demonstraram que as antocianinas são essenciais à prevenção de complicações cardiovasculares, neurodegenerativas, anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Estas poderosas frutas são ricas em vitaminas A e C, cálcio, fósforo, potássio e apresentam em sua composição 85% de água, proteínas e fibras. Além de conter selênio, um composto de fundamental importância no metabolismo humano e fator de prevenção de diversas doenças.

Para o melhor aproveitamento desses nutrientes, recomenda-se que o consumo seja feito na forma in natura. Não posso deixar de falar que é de extrema importância fazer a higienização correta, para remover as sujidades que se acumulam na parte externa do fruto e é necessário também ter muita atenção quanto à origem das frutas, pois algumas podem conter alta concentração de agrotóxicos.

Se preferir há outras maneiras de aproveitar seus nutrientes, como por exemplo os sucos (consumido logo após o preparo) e colocar no iogurte desnatado, acrescentando linhaça, amaranto ou outro tipo de grão, enriquecendo ainda mais a sua alimentação.

Não esqueça de sempre manter uma alimentação completa, variada e equilibrada no seu dia a dia, para q seu organismo receba todos os nutrientes necessários!

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
0 Comentários