17 fevereiro 2014

Dicas da Nutri: Alimentação no Carnaval

Por Gabriela Alvarez

Faltam duas semaninhas para o carnaval e para quem vai curtir a folia por aqui vale a pena se preparar para aguentar o pique!

Nesta época os foliões perdem bastante líquido e gastam muita energia por causa do calor e longas caminhadas pelo percurso do carnaval, então, para preparar seu organismo para enfrentar o trio, dias de sol, praia e diversão total, é necessário seguir uma alimentação equilibrada. A dieta deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral (arroz, pães, entre outros), pois eles ajudarão a manter a energia do corpo, e as carnes brancas (aves e peixes), além de frutas variadas.

Priorize alimentos ricos em vitaminas e minerais como beta caroteno, precursores da vitamina A (cenoura, abóbora, mamão, gema de ovo, folhosos verde escuros), além de nutrientes antioxidantes ricos em selênio, zinco, vitamina E e C para ajudar a melhorar o sistema imune. As Fibras e uma boa hidratação não podem faltar, pois auxiliarão no funcionamento adequado do seu intestino e rins. Não esqueça de acrescentar sempre uma fonte de ômega 3 (peixes, nozes, semente de linhaça...) muito importante para melhorar a circulação sanguínea periférica e cerebral.

Recomendações saudáveis:

- Beber muito líquido (sucos de frutas, água de coco ou água, pois além de estarmos ingerindo líquidos estarão suprindo a falta de minerais);

- Comer a cada três horas (mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere);

- Evitar carnes e lanches gordurosos (porque demoram mais para serem digeridos, causando desconforto);

- Manga, mamão, maçã, banana, uva, abacaxi e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um com trabalho muscular que a festa exige. Estes alimentos também ajudam a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca.

- Para quem vai curtir no bloco, leve barras de cereais no bolso;

- Fique longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa (sem higiene adequada);

- Cuidado com os alimentos recheados de molhos como por exemplo maionese, não são recomendados, pois estragam muito rápido.

- Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um copo e outro para evitar a desidratação;

- Durma bastante após o dia de folia, tente descansar para repor as energias e evite emendar um dia no outro (se for possível!rsrs...).



Sugestão de suco para quem vai curtir no bloco (consumir 30 minutos antes):

Ingredientes:
-01 copo médio de água de coco;
-½ unidade de cenoura ralada;
-01 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar;
-½ colher café de gengibre ralado;
-01 colher de sobremesa cheia de semente de chia;
-½ colher de sobremesa de mel de abelha.

Modo de preparar:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir imediatamente.

Atenção: tomar apenas o suco como lanche pré-folia, sem acrescentar outro alimento, assim evita a sensação de desconforto ao pular no bloco. Este suco hidrata, sacia e dá energia! Na refeição anterior a este lanche, você pode comer carboidratos em forma integral associado a uma proteína magra, assim terá energia acumulada para curtir sem prejudicar a digestão.

Gostaram das dicas? Bom carnaval!!!!

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
2 Comentários