06 janeiro 2014

Dicas da Nutri: Benefícios da Chia

Por Gabriela Falcão

Vocês conhecem a semente de chia? A sálvia hispânica, popularmente conhecida como chia, é rica fonte de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. Ela tem o potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer de mama, além de auxiliar na perda de peso.



A ligação do consumo da chia com a perda de peso, se deve ao fato da semente ter a capacidade de aumentar em até dez vezes seu peso ao entrar em contato com a água. Ela forma uma espécie de gel retardando o esvaziamento gástrico, ajudando a reduzir o apetite e aumentando a sensação de saciedade. Não é maravilhoso?

A presença de alguns antioxidantes torna a semente de chia um alimento com potencial anti-inflamatório, sendo uma ótima aliada no tratamento de inflamações como a celulite.

Além de todos esses benefícios, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Como devemos ingerir?
O ideal é consumir a semente de chia 30 minutos antes das principais refeições, no total de 2 colheres de sobremesa. Para as mais corajosas, adicione num copo com um pouco de água, assim ela irá formar aquele gel causando a saciedade. Mas existe formas mais agradáveis de consumi-la como:

· Café da manhã - polvilhe no iogurte ou na fruta picada.
· Lanche da manhã ou da tarde - bata no suco de fruta ou no shake.
· Almoço ou jantar: polvilhe na salada.

A chia pode ser encontrada como farinha e em óleo. Porém, sua melhor forma é a semente.
Corre logo pra comprar e experimentar. Depois me conta o que achou!!!

Beijos,

Gabi Falcão

Contato/Dúvidas: nutricionista.gab@gmail.com | Instagram: @gabii_falcao
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
2 Comentários