13 janeiro 2014

Dicas da Nutri: Abacate: Vilão?

Por Gabriela Alvarez

Muita gente sempre soube que o abacate era uma fruta muito calórica, por isso para algumas pessoas, sempre houve o receio em consumi-lo. Ele é mais calórico sim, em comparação com as outras frutas porque é mais rico em gordura, porém, toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável, pois a fruta é rica em ômega 6, ômega 9 e ômega 7, considerada “gorduras boas” ajudando assim, na saciedade e na redução do colesterol total e LDL.

O abacate possui também vitamina E e vitamina A, que faz as gorduras terem ação anti-inflamatória pois são poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, evitando o envelhecimento precoce. É rico também em ferro, prevenindo anemias, potássio, magnésio e cálcio.


Por ser rico em antioxidante, auxilia o desempenho esportivo e ajuda na diminuição da ação dos radicais livres, muito comum em atletas pelo excesso de atividade física. Apresenta também polifenóis, que ajudam a recuperar e a proteger as cartilagens nas articulações. Seu consumo a noite acaba sendo uma ótima opção para os atletas pois nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção à noite (o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia).

Um outro benefício desta fruta, é o fato dela ser rica em beta sitosterol, uma substância que ajuda a controlar os hormônios do estresse, o que torna o consumo dessa fruta muito interessante nos dias de hoje que as pessoas vivem no estresse.

Já deu para perceber que é um super alimento não é mesmo? Mas consumam com moderação! Uma dica é incluir o abacate na sua dieta como lanchinho da tarde ou da noite (um pouco antes de você ir dormir) pelo menos duas vezes na semana (normalmente oriento uma porção de 50g, o que equivale a 2 colheres de sopa cheia) alternando com outros alimentos saudáveis.

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com
Comentários
2 Comentários