09 dezembro 2013

Dicas da Nutri: Chocolate X Emagrecimento

Por Gabriela Alvarez

Olá, mais uma Segunda-feira com um tema delicioso e muito abordado pelos pacientes. Humm... Quem não gosta de chocolate, não é mesmo?

Será que dá para perder peso mesmo consumindo chocolate na dieta? Tudo depende do objetivo de cada um, da quantidade ingerida e qualidade do chocolate.


Foi publicada em uma revista americana confiável (Journal of Agriculture and Food Chemistry) que o cacau possui o poder de inibir o mecanismo de estocagem ou produção de mais gordura no organismo, porém não estamos falando de qualquer chocolate, e sim do chocolate amargo.

O cacau apresenta algumas substâncias que agem no cérebro bloqueando os receptores que estimulam a vontade de comer doce, e também concentra compostos que prolonga a sensação de bem-estar. Outra vantagem do chocolate amargo seria a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia e também essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de gorduras) em pessoas saudáveis.

O chocolate também é rico em carboidratos que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação do prazer e muito bem-vindo na famosa TPM, não é meninas? Ou seja, o chocolate é maravilhoso e quanto mais amargo, mais benéfico.

Se seu objetivo é perder peso e não abre mão de um chocolate, saiba escolher qual deve comer. Não adianta sair por aí consumindo qualquer tipo de chocolate ou muito menos saber que o amargo é bom e comer quantidades absurdas!

Dicas:
1. 
Opte pelo chocolate que apresente uma maior concentração de cacau, quanto mais amargo, mais saudável. Tente se adaptar a esse sabor. 
2. Use o cacau em pó, de preferência orgânico e sem açúcar, nas preparações de bolos saudáveis (Em breve irei postar aqui receitinhas, ok? Mas já tenho algumas no meu insta!).
3. Prefira consumir na hora da sobremesa após o almoço, que você estará mais saciado e irá se contentar com um pedacinho. Dê preferência a um tablete de 5g a 10g!
4. Combine o chocolate com outro alimento se for consumi-lo na hora do lanche. Ex: oleaginosas, como avelã ou amêndoas ou castanha-do-pará, pois irá ajudar a reduzir o índice glicêmico, produzindo uma sensação de saciedade.
5. O chocolate branco nem pensar, pois ele é feito apenas da manteiga do cacau, leite e açúcar, entre outros ingredientes, mas cacau que é bom não tem nadinha!

Gostaram das dicas? Consumam com MODERAÇÃO!!!

Beijos,
Gabi Alvarez

Contato/Dúvidas: gabialvarez.nutri@gmail.com | Instagram: @gabialvareznutri
Indicação de post: contato@mamahvivas.com

Comentários
2 Comentários